p2b

Um escritório, home-office ou coworking? Qual seria a melhor opção para quem está mudando de setor ou começando no mercado agora? Ou ainda, para quem está querendo economizar?

É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira o que é necessário considerar para fazer a melhor escolha.

Com o passar do tempo e os avanços tecnológicos o mercado de trabalho também evoluiu. Além de ferramentas que facilitam e fornecem dados mais precisos para a tomada de decisões, mudanças inovadoras também surgiram impulsionando novos modelos de trabalho como o home office e o coworking. Ainda assim, o tradicional escritório continua tendo seu papel fundamental.

Escritório

Um escritório tem várias vantagens. Entre as principais delas podemos citar a localização e a personalização do ambiente. Tudo pode ser feito sob medida. Por outro lado precisamos considerar os gastos: equipamentos, aluguel ou compra, luz e água, além da manutenção. Ou seja, a gestão financeira é um dos pontos mais negativos de se investir em um escritório.

Com isso, é importante ressaltar que sem planejamento financeiro problemas poderão surgir em um momento ou outro. Caso o profissional não consiga lidar com essa situação ele acabará fechando a unidade. Em síntese, quem quiser trabalhar em escritório precisa estar muito bem preparado em todos os sentidos para não ter dores de cabeça no futuro.

Há mais um ponto que podemos considerar aqui. Não é novidade que quem está começando geralmente não tem muitos recursos para investir. De acordo com a localização os preços de compra e aluguel são altíssimos. Além disso, raramente há pontos disponíveis em regiões interessantes.

Coworking

O profissional que escolhe montar sua base de trabalho em um coworking gastará muito menos do que se optasse por abrir um escritório. O valor do aluguel é significativamente menor quando comparado a um escritório próprio. Além das vantagens dos custos mais em conta também podemos destacar que ele não precisará se preocupar com muita coisa: estações de trabalho, telefones, internet, entre outros aspectos ficam a cargo da administração.

Apesar de que nesse modelo o profissional apenas precise levar seu computador ou tablet para trabalhar também temos algumas eventuais limitações. Pode acontecer (raramente) de o local não ter a estrutura que o seu trabalho requer e assim como em um escritório próprio ele precisará se deslocar até seu local de trabalho.

Entretanto, se o foco for economizar o máximo possível temos aqui uma alternativa muito interessante. Até porque se não fosse assim não teríamos empresas alugando espaços nos coworking’s distribuídos pelos grandes centros urbanos.

Home office

Por fim chegamos ao home office. Esse tipo de trabalho está se tornando cada vez mais popular. A título de curiosidade até mesmo empresas têm permitido que seus funcionários trabalhem assim.

A principal vantagem do home office ou trabalho em casa é a possibilidade de se reduzir o máximo possível todas as despesas administrativas que teríamos se fossemos trabalhar em um escritório (transporte, aluguel, estacionamentos, refeição, etc.).

A possibilidade de o profissional ficar mais à vontade além de poder produzir mais, uma vez que não terá que gastar tempo com a locomoção, complementa a gama dos benefícios.

Por outro lado, vários dos gastos que teríamos no escritório serão agregados aqui. Por exemplo, mesmo trabalhando em casa o profissional terá custos com uso de energia, telefone e itens que sua necessidade exigir. Outro fator negativo do home office é a questão da disciplina. Para muitas pessoas isso não é problema, mas algumas perdem facilmente o foco do trabalho e como consequência a produtividade cai ao começar a trabalhar com esse formato.

Saiba mais sobre as melhorias que o coworking pode trazer!

Agora que você já sabe as particularidades de cada modelo fica mais fácil pesar os prós e os contras para decidir qual e o melhor para sua área de atuação.

Conheça nossas estruturas e saiba qual o melhor para você e sua empresa!

icon whatsapp

Teste gratuitamente nosso FREE DAY e viva uma nova experiência na P2B Coworking!